Erased - Review




Essa review é feita especialmente para quem ainda não assistiu ao anime, então, na medida do possível, tentarei evitar qualquer grande spoiler.

De uns tempos pra cá, tem se tornado mais comum animes que tratam sobre viagens no tempo, como Re:Zero e Orange, mas, pelo menos em comparação com esses dois, Erased, originalmente intitulado de Boku Dake Ga Inai Machi, tenha sido, além de mais plausível de acontecer - se é que podemos falar isso em animes do tipo -, o que mais tenha provocado minha reflexão.

Na história, acompanhamos Satoru Fujinuma, um homem que, primeiramente, aparenta ser um entregador comum de pizza. Porém, já no primeiro episódio, é revelada a sua habilidade de voltar no tempo, aqui chamada de Revival. O poder costuma voltar períodos entre 1 e 5 minutos e não funciona ao comando do protagonista, ajudando-o a perceber que algo de ruim deve acontecer - ou já aconteceu - e que deve ser evitado.

Instante em que o Revival se manifesta

Nesse momento, vemos Satoru passando por um caminhão e, do nada, alguns minutos regridem, indicando que o seu poder foi ativado.

Por esse motivo, Satoru procura por algo que pareça suspeito, que possa causar uma tragédia. Em cima de sua motinha de entregador, ao passar novamente pelo caminhão, ele percebe que o motorista está desmaiado, possibilitando que um grave acidente ocorra. Fujinuma tenta acordar o homem, mas de nada adianta. Ao notar que uma criança está atravessando a rua, podendo ser atropelada pelo caminhão desgovernado, Satoru acelera e consegue salvá-la, dando sentido ao seu Revival.

Basicamente, essa é a premissa do anime: um cara que volta no tempo, mesmo que sem controle, para ajudar alguém. Fica só nisso? Não mesmo.

Após esse início, nosso protagonista chega a sua casa e percebe que sua mãe, Sachiko Fujinuma, está lá, e essa revelando que pretende ficar por uns dias. Apesar de resistir inicialmente, ele cede e permite que ela permaneça.

Sachiko Fujinuma: uma das melhores personagens

Certo dia, retornando novamente a sua casa, Satoru dá de cara com um misterioso homem de chapéu saindo pela porta principal. Ao entrar, fica desesperado: sua mãe se encontra no chão, sangrando. Quando vai chegar mais perto para avaliar a situação, percebe que ela está morta.

Com suas mãos ensanguentadas, ele é visto por uma vizinha que acaba tendo a percepção errada de que Satoru é o assassino, decidindo chamar a polícia. Devido a isso, ele sai correndo em desespero, proporcionando algo que nunca tinha acontecido: o Revival acaba retornando 18 anos, fazendo Satoru, que tinha 28 anos, voltar a ser um garoto de 10, mas com todas as suas memórias do que havia acontecido.


Ele chega a uma conclusão: para impedir a morte de sua mãe, algo nesse período deve ser mudado. Aí que começa o anime de verdade.

Nosso viajante do tempo lembra que durante sua infância, crianças não tão distantes dele foram mortas por um assassino em série, e esse poderia ser também quem causou o assassinato de Sachiko.

Dito isso, Satoru tenta se aproximar das crianças envolvidas nos assassinatos, focando, de início, a maior parte de seu tempo para ajudar uma garotinha chamada Kayo Hinazuki, visto que essa era, teoricamente, a que mais sofria  e que levaria um tempo maior para ser salva de seu trágico futuro. Fazendo isso, além de salvá-las, ele poderia acabar descobrindo quem é o misterioso homem de chapéu e, consequentemente, impedir que sua mãe seja morta.


A partir daí vemos o personagem se transformando como pessoa. Antes uma criança um tanto quanto indiferente aos outros, Fujinuma percebe o quão importante é poder ajudar as pessoas próximas a ele e como isso pode mudar a vida de cada um.

Acabamos conhecendo personagens muito bem trabalhados, todos com personalidades um tanto quanto diferentes, mas isso não impedindo que todos se tornem grandes amigos.

A história toma rumos drásticos e dramáticos, revelando mais profundamente as verdadeiras histórias e dificuldades de algumas pessoas. Claro que também é revelada a identidade do temível serial killer, mas isso você só vai descobrir assistindo.

Erased ensina, principalmente, a nos importarmos mais com as pessoas, a sermos mais gentis e a ajudar quem precisa, mesmo essa não gritando por socorro. O anime te faz repensar como agir com os outros e garanto que também vai te fazer refletir algumas atitudes.

Se você, caro leitor, quer ver um anime curto(12 episódios), com uma boa história, personagens carismáticos, um suspense que cresce cada vez mais e um final fechadinho, não hesite em assistir.

Erased está disponível de forma oficial no serviço de streaming Crunchyroll.






Comentários

  1. Recomendo, ótimo anime de suspense

    ResponderExcluir
  2. Nossa, até eu vou assistir esse anime depois dessa análise. Tente fazer um review sobre Parasyte, que talvez isso aconteça tbm.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal acompanhar o desenvolvimento dos personagens, ótimo anime e review

    ResponderExcluir

Postar um comentário